Dia 3 – Comunicar no Second Life – INSTANT MESSAGE (IMs)….

Fevereiro 5, 2008 às 12:36 pm | Publicado em orientation island | 6 comentários
Etiquetas: , , , , , ,

Por vezes na Orientation Island encontro caloiros com um “aspecto” ainda mais perdido que eu… Sempre disposta a ajudar, lá lhes envio uma IM a perguntar se querem ajuda….  E não é que muitos nem chegam a responder? Mal se apercebem que existe algo mais do que o próprio chat geral.

 Pois bem…a parte mais básica desta lição consiste em OUVIR uma IM…e perceberem quando existe alguém a quererem falar convosco. Geralmente uma nova IM vem acompanhada dum som sonoro. E através da abertura do histórico de comunicações (ver Ilha da Comunicação) que conseguem ver todas as IMs em que estão a conversar…. E as IMs não respondidas, estão a “piscar”…   

(Parêntesis):  Mas afinal o que é uma IM?As IM (Instant Messages) são modos de comunicar em privado ou à distância com determinados grupos ou pessoas, independentemente das pessoas se encontrarem sentados ao vosso lado, ou numa outra região a milhares de quilómetros de distância… São aquilo que existe em todos os programas de chat: uma “conversação” privada.   Através de History conseguem aceder a todos os históricos de conversações que estão envolvidos: O Chat geral (onde têm falado até agora) e os IMs.

Quando falam (ou gritam) no Chat geral ouvem todas as pessoas que se encontram nas proximidades. Em IMs, tanto podem estar a falar em privado com o vosso amigo do lado no meio dum concerto “à pinha”, como podem estar a falar com ele durante uma aula que estejam a ter, e ele a trabalhar algures noutro lado da rede ;)…  Para falarem em IM, têm de procurar as pessoas ou os grupos com querem falar.  

Existem vários modos:

– Se estiverem a ver a pessoa, basta clicar nela com o botão direito… e quando vêem um menu tipo queijo, escolher Send IM… (Sem dúvida o modo mais fácil, e que podem praticar na Orientation)…  

– Se quiserem adicionar essa pessoa como amigo, nesse menu podem escolher “Add friend”. Ao avatar em questão vai surgir uma caixinha para responderem se te querem adicionar como amigo. Os teus amigos todos (assim como todos os grupos nos quais estão inscritos) encontram-se listados …e sempre que quiserem falar com algum amigo, basta clicarem em Communicate, e respectivamente escolher a tab Friends ou a tab Groups, e seleccionar qual o amigo ou grupo com quem querem falar, e clicar em Send IM.

– Se não estiverem a ver a pessoa, têm de procurar o seu perfil para que possam falar com eles. Para tal, têm o usar o Search. Mas isso vamos aprender noutro dia…  

Nota: os IMs de grupo possuem várias “finalidades”. A existência de grupos no Second Life vai ser alvo doutra lição. No que diz respeito às IMs, é possível enviar uma IM para todos os elementos dum grupo que estão online (ver acima). No entanto, NEM SEMPRE isso se DEVE fazer.

Muitos grupos são criados para fins comerciais, divulgações de eventos, anúncios, etc., e compete ao “dono” do grupo definir as suas regras, ou seja, se permite ou não utilizar o IM para conversar ou chat… Isto porque um IM de “grupo” pode ser usado como chat entre as várias pessoas, estando elas também separadas em vários pontos da rede! Assim devem ler bem a info do grupo antes de enviar um IM.  

Nota: Alguns grupos onde o IM costuma ser usado como chat: Tagus (o grupo da Afrodite, a minha madrinha); Portugal Group (com mais membros, do pessoal de Lisboa) e Comunidade Portuguesa SL.

6 comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Cara afilhada,
    desculpa que te diga, mas estas a exagerar, ao esperar que caloiros saibam usar as mensagens pessoais.
    Tu tens e que esperar que nao saibam!
    Lembra-te que eles estao a comecar!
    Quanto ao som…
    Mas isso existe?!
    Porque sera que nunca o ouvi?!
    Ou seja.
    Nao so nao podes esperar que os caloiros saibam o que e uma “IM” como nao podes esperar que possam ouvir o som:
    ou porque o som esta desligado;
    ou por outra razao qualquer, que me ultrapassa – sendo este o meu caso.
    Bjos e se mais compreensiva para quem nao tem os teus conhecimentos e pericia.

    • sabes se existe uma forma de enviar IM sem estar conectado no jogo?

  2. Olá Tágide… Olá Portugal…
    eu também sei que e dificil para um caloiro saber logo tudo.
    Se houvesse um tutorial obrigatorio nas Orientation, por onde todos os avatares tivessem de passar, decerto saber como abrir uma IM seria um dos tópicos. Outro seria o que é um teleport, um landmark e aconselhar a NAO aceitar teleports e landmarks até querer sair dessa ilha.

    Quantos aos IMs,pois posso responder qualquer coisita… o IM faz barulho quando aparece (pelo menos no ínicio…claro que é preciso ter as colunas ou os fones ligados). Mas é apenas um “tik”…se estiveres distraido é normal que nao oiças, e tens de notar o “piscar” do IM.

    Mas não me parece que receber um IM seja algo assim tão dificil que necessite dum tutorial muito elaborado. Não é preciso grande perícia, se calhar mais curiosidade….e já que estão nas Orientation, prestar atenção a tudo, e explorar as teclas e o que vêem nos menus do SL…e bem que podia haver um foto-tutorial com estas cenas, bem na entrada da mesma…

    E acho que ler este tutorial da Tágide já pode ajudar a “safar” alguns.

  3. Bem… por acaso no outro dia recebi dum mentor uma imagem que explicita qualquer coisa como “You got IM”. Mesmo assim ele queixa-se de estar à horas a tentar enviar IM a uma moça e ela não só não lhe ligava nenhuma, como recusava essa imagem (esclarecedora) e tudo e mais alguma coisa que lhe aparecia e nem no chat geral lhe respondia.
    Nem sei se ele chegou a algumas conclusões. Mas convenhamos… será que há newebies que são mais newbies que outros? É que mesmo na Orientation já tenho conversado com alguns avatares em IM. Lá começo com o chat, mas passo a IM logo que posso (e ele se aperceba da mesma…)

  4. Tágide,
    Infelizmente, há pessoas mais parvas que outras (desculpa lá a minha honestidade e frontalidade mas, na realidade, é mesmo assim). Há pessoas que não percebem, que não querem perceber e que não querem ser ajudados.

    Já tive demasiados problemas com newbies a invadir a minha terra que mesmo após lhes teres explicado que: 1 – a terra é minha, 2 – pago por ela e 3 – o newbie em questão está a incomodar e não foi convidado a usufruir daquele espaço; mesmo assim continuavam a invadir o espaço alheio e até a entrar dentro de casa.
    Enfim…

    Cheguei a pensar em candidatar-me a Mentor mas concluí que não conseguiria desempenhar bem o papel principalmente porque não tenho paciência para explicar quando as pessoas não querem perceber e porque me sentiria mal se não explicasse exactamente como funciona o SL e para que servem os menus, etc etc etc etc

    Obrigada pela visita ao GETA. (Já agora, o GETA é um blog colectivo fundado pela Cat Magallen com entradas dos vários contribuidores.)

  5. Começo a achar que a Ana deve ter um feitio muito parecido ao meu. Pena mesmo é não poder “fazer nada” a outro avatar no sentido de o atrofiar todo…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

site na WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: