Dia 3 – Ilha da Comunicação : Comunicar no Second Life

Janeiro 27, 2008 às 9:30 pm | Publicado em orientation island, Second Life, tutorial | 14 comentários
Etiquetas: , , , , , , , , ,

Depois de saber andar, voar e até vestir no Second Life, podes aprender a comunicar.

Bem…na verdade há quem faça tudo isso ao mesmo tempo…até mesmo sem sair da praça principal. Mas vamos novamente seguir o tutorial, para garantir que não escapa nada.

No início, pedem-lhes para abrir o interface chat e escrever algum texto. Pode ser, por ex.: “Olá”. 

Esse é o modo essencial de comunicação no Second Life, e que vais utilizar para comunicar com todos os que estão no mesmo local.  

Seguindo pelo caminho dos tutoriais, acabam por conhecer o ChatMaster Phatt. É um Deus gorducho, que vos vai pedir para dizer no Chat geral o vosso nome. Podem encontrar a janela do chat no canto inferior esquerdo…. Aí coloquem o vosso nome e clicar em Say. (Se fizerem Shout, vão gritar o vosso nome, e fazer com que vos oiçam não só quem está na proximidade como pessoal que estejam mais afastados…)

 

Phatt fala depressa… Será que perceberam a resposta dele? Fala duma profecia, mas chega a dizer qual é, apenas onde se encontra. Mas se continuarem em frente vão encontrar mais ajudas…

 

E acabam por encontrar o seu irmão Phitt. Phitt pergunta-vos qual o Livro em que aparece a profecia que o irmão Phatt disse. Hum…mas não chegaram a perceber ou a decorar qual o livro? Nãofaz mal. Por cima de Communicate, no canto inferior esquerdo, podem ver o histórico do chat e conversações. É só clicarem lá para abrir a janela do histórico, que vos vai ajudar a responder a Phitt qual o livro em que se encontra a profecia.

 

 

Muito bem! De acordo com a profecia, a Deusa do Vulcão Pele irá surgir se vocês dançarem o HULA!

Não sabem dançar o Hula? Não faz mal…felizmente que no Second Life é muito fácil dançar maravilhosamente… Neste caso, basta ir ao inventário, procurar em Gestures por Hula, e fazer Play In world. J

 

Os Gestures são outro modo de comunicar no Second Life. Podem ser combinações de texto, som e linguagem corporal (inclusive danças) que servem para expressar por exemplo, emoções… Mais tarde vamos aprender a construir gestures. Por enquanto, apenas necessitam de saber que uma vez activados, podem escolher um atalho no teclado para poderem utilizar o Gesture sempre que queiram.

(experimentem fazer Open gesture no inventário…e vejam qual os atalhos dos Gestures e danças que querem usar!)

 

Seguindo em frente, encontram uma divisão dos caminhos. Em frente, encontram um vídeo. Seguindo pelo vulcão, passam pelo vulcão (experimentem dançar o hula..) e voltam ao início do tutorial.  

 

Apenas uma nota. Já tinha sido referido pelo meu padrinho Portugal, a quantidade de sinais com EXIT pela ilha. Junto ao vulcão encontramos um. Eu coloco a questão: deveriam estar assim tão espalhados? Para nos levam? É que um avatar curioso clicar nele, e aceitar a landmark, e disser sim ao teleport (sim…porque na ilha ainda não sabemos o que é um teleport :S?)…acaba por sair da protecção da Orientation Island, para o mundo “real”. E muitas vezes não estando ainda totalmente preparados.., só mesmo porque “ a curiosidade matou o gato…” Daí o reparo e o conselho. EXPLOREM TODA A ILHA E TUTORIAIS antes de procurar no search por um local ou aceitar um teleport ou uma landmark. Porque não voltam a ter oportunidade de voltar à Orientation Island, apenas à Help Island, local onde podem depois encontrar quem vos esclareça as dúvidas que restarem…

 

14 comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. […] passam pelo vulco (experimentem danar o hula. . ) e voltam ao incio do tutorial…. source: Dia 3 – Ilha da Comunicao : Comunicar no Second Life, O dirio duma Ninfa no Second […]

  2. Querida afilhada.
    Mais um excelente artigo!
    Como crias estas fotos que aqui poes?

    Olha, esse painel que mostras com EXIT ainda se percebe que e sair para a SL.

    Onde eu cliquei…
    Nao tinha la EXIT em letras garrafais!
    E muito menos Exit to Second Life!

    Apenas uma foto do Castelo de Neuschwanstein e umas bandeirinhas de linguas, colocadas num muro baixo.
    Julgando ser uma prova qualquer, cliquei na imagem…
    E la fui parar a uma ilha deserta para caloiros alemaes.
    E como o teu padrinho sabe muito alemao nao e…
    Ficou la preso mais uns tempos…
    Ainda se la estivesse o castelo ou umas bavaras…
    Bem esquece o castelo…

    Sabes o que te digo?
    Tendo em conta o que eu passei…
    Acho que merecia uma medalha pela minha persistencia!

    Beijinhos.

  3. Os teus tutoriais de entrada estão fantásticos Tágide. Belíssimo trabalho🙂

    Existe um Ilha de Orientação Pública, mas não tem o “sossego” que têm as iniciais e, tal como a Help Island Public, é muitas vezes invadida por griefers. (Basta digitar no mapa Orientation Island)

    Fazer os tutoriais iniciais podérá parecer básico e chato para alguns, mas é de facto a melhor maneira para se aprender o básico sobre o SL.🙂

  4. Bigada padrinho!!! Quanto à fotos…sã tiradas normalmente…. mas depois inseridas no blog através da minha conta do flickr… (podes ver o link ali ao lado :))
    Quanto a esse teu painel alemão, não dei por nada ainda… mas deixa-me explorar mais um bocadinho da ilha para ver se vejo alguma coisa🙂 Mas olha…parabéns pela persistência. Decerto muitos caloiros teriam desistido com menos ;)…

    Bigada Winter, a minha mentora preferida (também seja verdade que não conheço mais nenhuma ;)…)!!! Ainda hei-de me candidatar um dia a ser tua afilhada (que a minha outra madrinha não oiça…senão deserda-me :P!)
    Eu depois de me chatear com esta ilha vou tentar passar pelas públicas…e ver as diferenças ;)…pode ser que aprenda mais qualquer coisinha…

  5. Vais aprender sim e se quiseres que vá ter contigo a alguma delas só mandares TP a mim e eu faço-te o tour😉

    Jokas grandes e bigadus mesmo por toda esta info fantástica🙂

  6. Porta-te bem gaija… e está descansada que se estás com a Winter, estás com uma deusa tb🙂

  7. Querida afilhada,
    importas-te de explicar o que entendes por
    “fotos tiradas normalmente”?

    Como se tiram?
    Como e que os menus, superior e inferior, nelas aparecem?

    Ja agora, explico-te uma coisa…
    Quando entrei para a SL, eu nao tinha forma de saber que o sitio onde estava era, exclusivamente, destinado aos caloiros.
    Eu pensava que a SL era o que eu estava a ver.
    Dai que, mesmo que visse um painel “Exit to SL” – coisa que nao vi – eu nao teria percebido o que aconteceria se la clicasse.

    Afinal, onde esta algum aviso afirmando que se esta numa Ilha de Orientacao, exclusivamente destinada aos caloiros, e que, quando sairmos dela, nao poderemos voltar?

    Onde se encontra a informacao revelando a existencia de Ilhas de Ajuda, onde se pode ir depois de se sair da Ilha Inicial (na minha opiniao, este deveria ser o nome dela)?

    De facto, encontrei la alguem que deveria saber onde estava, mas ela nao me explicou.
    So hoje percebo as palavras dela, quando lhe disse que era novo na SL.
    Ela respondeu mais ou menos isto:
    “nao te preocupes aqui somos todos.”

    Como ela nao disse mais, e eu nao fazia ideia ha quanto tempo a SL existia…
    Achei normal que, num sitio acabado de criar, todos fossem novos…

    Como ja expliquei antes.
    Sendo a SL anglo-saxonica o conceito de ajuda deles e muito diferente do nosso.
    No mundo anglo-saxonico espera-se que as pessoas obtenham informacao atraves da leitura por sua iniciativa e depois experimentem por elas proprias.
    Obter informacao por via interpessoal e considerado estranho.
    E comecam a por isto na cabeca dos miudos assim que entram na escola…
    Dai ser tao dificil obter informacoes dadas “de viva voz” dum britanico – as aulas a maneira deles sao um optimo exemplo…
    Mas ha uma excepcao: direccoes ou enderecos!
    Nao me perguntes porque, pois ainda nao entendi!

    Os americanos sao melhores neste aspecto.
    Mas eles tiveram, e tem, influencia latina…
    O Castelhano ja esta a tomar conta dos EUA…

    Beijinhos minha linda.
    Continua o teu belo trabalho!

  8. Portugal: Fazes print screen e depois ctrl+V numa aplicação qqr (word, powerpoint, paint, etc.)

    O Paint é melhor para poderes trabalhar minimamente a imagem e salvares como .jpg

    Para tirares fotos inworld só clicares em snapshot (botão a meio do monitor em baixo)

    Quanto às ilhas de orientação estão a ser reformuladas as we speak. Houve já algumas ilhas piloto que estão neste momento a ser avaliadas em termos de resultados.

    Os sinais de Exit se fossem cães mordiam-vos… estão por todo o lado mesmo hehehe

  9. Eu juro que vou criar um clone e seguir passo a passo todas estas dicas porque a primeira vez que entrei no SL perdi-me completamente. Lembro-me sim da ilha da orientação e de voar, a ilha da comunicação perdi-me e fiquei sem perceber como acabar “aquele nível”, o castelo da “roupa” e algo central como uma cúpula ode tinha uma maquete com um mapa gigantesco. Ao fim de 3 dias, acho eu, percebi para que servia o search e procurei Lisboa. A desilusão foi tão grande que me deu vontade de atirar o SL pela janela.

    Mas depois, uma pessoa tenta mais uma vez e passados 6 meses se passar um dia que seja sem vos ver já fico fundido das ideias🙂

    UM grande abraço😉

  10. Winter, obrigado por explicares a questao da fotografia.
    Eu ja desconfiava que fosse o “Print Screen”, embora eu tenha tentado usar isso e nao tenha conseguido fosse o que fosse com “Paste”.
    Deve ser esse tal “Ctrl V”…
    Ou entao, o computador que ja estava marado antes de ir a vida de vez…😦
    Quanto ao “Snapshot”, claro que as fotos que tenho distribuido, ou estao no Hi5, mostram que sei o que e.
    Mas a minha intencao era que a Tagide explicasse tudo, para quem nao o soubesse.
    Afinal “normal” e demasiado vago e o que e normal para uns pode nao o ser para outros.
    De qualquer forma, prefiro partir do pressuposto que nao sei, pois aprendo sempre qualquer coisa – como foi o caso do “Ctrl V”.

    Winter, eu escrevi nao ter visto sinais de “Exit”.
    Pode ser que tenha visto e nao me lembre.
    Admito.
    O certo e que, tenha visto ou nao, isso seria, totalmente, irrelevante pela explicacao que eu dei.
    Se uma pessoa nao sabe o que e a SL, julgando ser APENAS aquilo que ve, como pode ela entender o significado de “Exit”?!
    Mas “Exit” para onde?
    Para outra zona do sitio onde esta?
    Tipo: sair do percurso referido pela Tagide e ir parar ao castelo…
    Ou “Exit (from the application)”?
    Ou seja, que clicando ali saira da aplicacao.
    Ha muitas aplicacoes que usam “Exit” em vez de “Logout” ou coisa do genero.
    De nada valia eles morderem…
    :S

    Desculpai-me nao usar os termos “ilha da orientação” e “ilha da comunicação”, pois quando la estava nem percebi que existiam;
    e agora com estas explicacoes eu pensava que era so Ilha da Orientacao!
    Mas afinal ha la varias?!
    Aqueles titulos da Tagide sao mesmo ilhas?!
    :S

    Gostava de saber se sou so eu que sou nabico…
    Ou se ha mais gente com dificuldades na SL, especialmente no inicio.
    Eu comecei sozinho, so dispondo da informacao contida numa noticia dum jornal electronico.
    Nao tinha ninguem na SL.
    Nao vi qualquer auxiliar.
    Nao tinha, nem tenho, madrinha ou padrinho.
    E, durante muito tempo, tive respostas sarcasticas quando pedia ajuda.
    Sinceramente, nao sei como persisti…

    Parece, no entanto, que o Electro tambem encontrou dificuldades.
    Embora nao tantas com as minhas – eu sabia la que Lisboa existia para ir a sua busca…

    Eu pergunto-me se isto serao questoes geracionais, socio-economicas, ou culturais – senao for tudo junto…
    Seria interessante comparar o historial, conhecimentos de informatica, e areas de interesse, de quem teve dificuldades ao entrar na SL com quem acha tudo simples e evidente.

    Talvez a SL nao seja para pessoas como eu, e aquelas dificuldades sirvam para nos filtrar.
    So que, alem de ser nabico tambem sou muito persistente, senao mesmo teimoso.
    E, por incrivel que pareca, la passei o filtro.
    Mas tambem…
    Nao ha filtros perfeitos…

    So mesmo a avaria do computador me tirou da SL!
    Sera que foi um virus que os LL criaram para os que, nao tendo as caracteristicas pretendidas, passam o filtro?
    Bem…
    Sendo ou nao
    Funcionou!
    Sai mesmo da SL!
    So falta sair dos blogues SL…

  11. Para tirar fotos no SL não precisas de fazer print screen. No menu snapshot tens todas essas opções. Nesse menu, além de poderes escolher qual o tamanho da imagem podes escolher mostrar o interface e/ou os objectos em HUD.
    Ao fazer print screen ficam com pouca qualidade e ao colocá-las em Word ou Paint ainda perdem mais qualidade.

    http://getasecondlife.net
    http://www.flickr.com/photos/analutetia

  12. oi o meu second life un tem uma imagem tem boa assim ans fotos como eu fasso pra minha imagem ficar boa elá é muito podre me ajude por favor e eu não consigo sair dá primeira ilha me ajudem.

  13. hey eu não achei o nome dá profecia qual é??

  14. Baby, desculpa a resposta atrasada.

    Podes ver a resposta da profecia na seguinte imagem:
    Orientation15

    Mas não te preocupes que isso não é importante para saires da ilha inicial. Aceita um landmark, um teleport ou se tiveres dificuldade explora bem toda a ilha…e pede ajuda a um SL Mentor que te apareça, ou a algum amigo que faças entretanto…


Deixe uma Resposta

Create a free website or blog at WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

