Dia O – O (re)nascimento. Orientation Island – Move City

Janeiro 12, 2008 às 5:37 pm | Publicado em orientation island, Second Life, Uncategorized | 5 comentários
Etiquetas: , , , , ,

Quando nasces no Second Life, vais parar a à Orientation Island. Podes optar por ir parar directamente ao mundo, mas a não ser que já estejas habituado ao SL, percorrer a cidade é indispensável. E para garantir que nada “te escapa” o melhor é percorrer mesmo os tutoriais, por muito chatos que pareçam!

Comecei pela Move Island. A cidade é feia, cheia de prédios altos, esgotos, ratazanas… Mas é ali que tens o Flight Institute que ensina a voar, a conduzir. Bem. Se fores como eu… não atinas com as setas de direcção e vais contra paredes e portões mas enfim… ninguém é perfeito.

Aqui fica registado a minha presença na Move City e os dois amigos que acabei por lá fazer: o Sérgio e o César🙂.

   

A voar sobre a ilha….e sobre a Move City.

 

 Controlos de câmera. O essencial… é bom saber que logo no inicío explicam algo que a minha madrinha demorou meses a aprender ;)! Olha a minha sorte, ha?

  À porta do Flight institute. Não é que seja dificil aprender a voar… mas sempre ajuda no controle das setas.

  

Já disse que detesto conduzir?? Ainda sou pior no SL do que na RL!!

5 comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Ha essas cenas todas na Ilha da Orientacao?!
    Escandalo!
    Mas como se da com isso?
    A descoberta?
    Errado!
    Uma pessoa nao pode ser deixada ao “Deus dara” ao entrar num mundo novo.
    Ir ver o que ha?
    Sem saber mexer nos comandos?
    Pior, ha la botoes que, se clicarmos, nos tiram imeditamente da ilha sem o esperarmos e depois nao podemos voltar!
    Foi isso que aconteceu comigo!
    Fui para a ilha base para os falantes de alemao!
    Boa!
    Eu que “ate sei alemao” nao e?…
    E sair dali?!
    Eu nem sabia que se podiam buscar sitios e teleportar-me para la!
    Bolas para os Linden Labs!

    Esta historia dum tipo safar-se sem ajuda, e tipica do mundo anglo-saxonico – e uma das coisas que mais detesto nele.
    Ora, os LL sao desse mundo, por isso nao se pode esperar grande coisas dessa gente, em termos de ajudas.

    PS Mas onde esta o comentario do electro? :S

  2. Existem montessssssssss de cartazes na Orientation Island Portugal
    E mentors a oferecer ajuda. Ai que o menino tava distraído e quis foi sair dali rapidinho, clicando no Exit😛

  3. Winter…
    EU ESTIVE SEMANAS NA ILHA DA ORIENTACAO!
    Mentores – desculpa mas prefiro escrever em Portugues – nem ve-los.
    Cartazes?
    Onde?
    Tive azar e em Marco, Abril, e Maio, tinham sido retirados?
    E, como escrevi, sai de la por causa dum maldito botao, e nao porque quisesse ou clicasse em “exit”.
    A proposito o que e isso de clicar “no Exit”?

    A Ilha esta mal feita.
    A formacao dos novos residentes e ainda pior!
    Eu ja expliquei acima o contexto cultural por detras dos erros.
    E poderia explicar muito mais.
    Eu vivo no Reino Unido, e estudo o sistema de ensino desta gente ha mais de 4 anos…

    Agradeco que nao tires conclusoes precipitadas!
    Em vez de ires pelos teus pressupostos e melhor perguntares.
    Sabes onde me encontrar…

  4. Olá Portugal e Winter. Ambos têm razão, na verdade…

    Na Ilha da Orientação existe muita informação. Placards, actividades….
    Pois ambos já devem ter percebido esta não é a minha 1ª segunda vida, mas sim a 2ª (ou 3ª, ou 4ª….who knows ;)).
    Na verdade acredito que poucos verdadeiros newbies se lembrariam de fazer um blog ou tutorial sobre a orientation island. Porquê? Falta de tempo? Paciência? Vontade de explorar?

    Pois eu posso explicar o que aconteceu quando entrei pela primeira vez no SL. Fui dar a uma praça, vi uma seta de direcção a seguir. Lá me apareceu no ecrã uma caixinha a perguntar se seguiria o tutorial. Eu como boa tuga e pouco habituada a RTFM, lá pensei que não precisava e disse que não. Nem sequer me passou pela cabeça se me arrependesse, como poderia “voltar atrás”. E lá segui as instruções que ia vendo, desde falar com o papagaio, interagir com objectos… até chegar ao fim e pronto. Um search ou parecido levou-me a La Luna, a minha primeira casa. E aí, depois de ter explorado o sítio mais um pouco, resolvi experimentar … olha o que acontece se fizer …. tirar sapatos? e tirar cabelo? Olha que giro… e tirar…all clothes? Pois já estão a ver o que aconteceu. Felizmente consegui voar dali para fora e enfiei-me não sei quanto tempo debaixo do mar até descobrir como podia voltar a recuperar as roupas todas. Sim, não me tinha apercebido que existia um “Inventário” onde estava lá tudo guardadinho. E tinha saído da Orientation Island (onde é quase tudo permitido) para o mundo cruel sem saber isso. Na verdade não é nada complicado, mas tens de garantir que tens uma ideia do que existe na Orientation Island. Uns meses mais tarde, estava a apresentar o SL a um amigo, ele logou-se, foi parar à orientation e disse-lhe : “explora tudo e depois fala comigo quando quiseres sair”. Muito admirada fiquei quando ele me perguntou “como é que posso conduzir este carro?”. E eu… conduzir??? Nessa ilha já existem carros? Grande evolução… Pois ao rever a ilha juntamente com ele, apercebi-me que na minha entrada apenas teria explorado 1/4 da ilha. Ou seja, se tivesse lido todos os tutoriais, se tivesse perdido tempo a conhecer todos os recantos, já saberia uma coisa básica que é abrir o inventário… Bem. Mas nesse caso azar o meu.

    Daí ter surgido a ideia de ajudar os newbies nessa altura em que estão mais vulneráveis. Winter…eu sei que existem mentores e só eles estão habilitados a voltar à Orientation Island. Mas na verdade os newbies que lá passam são muito mais do que os respectivos mentores. Entre vidas diferentes, quando voltei à Orientarion, tenho sempre dedicado algum tempo a percorrer toda a ilha. Não só para ver o que tinha perdido, como para poder ajudar quem se cruza no meu caminho (e queira ser ajudado claro). E entre as várias horas que já lá tenho passado, não encontrei um único mentor. Eu faço o que posso, com os conhecimentos que a minha madrinha me tem dado ;)… poderão não ser os melhores. Mas àparte as perguntas “Onde arranjo dinheiro?” “Como posso trabalhar” “Como saio daqui?” e outras do género, quando vejo alguém interessado, de compreensão mais ou menos fácil, tento explicar-lhes o que é verdadeiramente importante aprender. A todos dou o conselho de explorar a ilha toda. Com alguns percorro algumas zonas com eles… e explicar…olha vê-la lá isto, isto é importante, etc… E mesmo assim, às vezes demoro 5 min a tentar explicar o que fazer…tipo procura o botão stand up que está no canto inferior em cima do snapshot… Porque a quantidade de informação é tanta, que se por azar clicamos no botão errado (por exemplo… basta clicar em cima do landmark que já temos no inventário…) podemos sair “para não mais voltar”.

    Se a ilha podia estar melhor…pois se calhar sim. Ou então deviam existir mais mentores (o que é preciso para a minha madrinha se candidatar?) para garantir que existem sempre lá 2 ou 3 pessoas a esclarecer dúvidas. Porque sempre que lá estou, vejo entre meia dúzia, uma dúzia de avatars por lá. Alguns como o Portugal passaram lá meses, fizeram o tutorial todo mas não sabem como sair de lá. Outros entram, começam a explorar e a mudar a aparência mas querem sair dali o mais depressa possível.

    Na verdade acho que muita coisa podia ser melhorada. Como por exemplo, incluir informação noutras línguas nos placards e notecards. Muitos que tenho ajudado são espanhóis, brasileiros, que não percebendo inglês ainda ficam “mais à nora”.

    Daí a ideia deste blog começar exactamente por aí. Para ajudar todos os newbies (e aspirantes a newbies) a saberem o que podem encontrar na orientation island, e eventualmente se lhes acontecer clicarem no exit (ou no teleport) cedo demais…. a seguirem, nem que seja aqui, o que deveriam ter feito.

  5. BRAVO!
    CONTINUA!


Deixe uma Resposta

site na WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

